- 70% das reservas de hotéis são efetuadas através de terceiros, incluindo OTAs e agentes de viagens.
- O setor está a tentar lutar contra a intermediação de reservas com ações pouco rentáveis, como programas de fidelização ou campanhas de marketing digital.
- A solução tecnológica da Hotelverse permite aos hotéis aumentarem o seu volume de vendas diretas e dá visibilidade aos seus serviços adicionais e a aspetos cada vez mais relevantes para os utilizadores, como a sustentabilidade.
- A ferramenta permite aos hóspedes reservar o exato quarto que pretendem e personalizar completamente a sua estadia.
Nos últimos anos, os hotéis têm desenvolvido diferentes ações para tentar combater o elevado volume de intermediação. Entre elas estão os programas de fidelização, que recompensam os hóspedes que voltam a reservar num hotel. No entanto, a rentabilidade destes programas é limitada a casos muito específicos, uma vez que a maioria dos utilizadores não regressa ao mesmo hotel se optar por um destino diferente nas suas próximas férias.
A solução passa por melhorar a experiência de reserva com funcionalidades que proporcionem um valor real ao utilizador. Com este objetivo em mente, a Hotelverse desenvolveu uma tecnologia que transforma o processo de compra, sendo a única opção no mercado que permite aos clientes reservar um quarto específico e personalizar a sua estadia. Assim, os hotéis têm a possibilidade de atribuir um preço individualizado a cada quarto e a taxa de conversão web aumenta em 30%. O valor médio da compra também aumenta, encorajando a contratação de serviços adicionais e a reserva de quartos de maior qualidade.
1 Market Sampler: How People Book Hotels in 2022? What Gets Attention and Which Channels People Prefer?
2 Dados internos Hotelverse
Sobre a Hotelverse: A Hotelverse é uma startup tecnológica criada em 2021 que tem como objetivo revolucionar o modelo de reservas de quartos de hotel e de serviços pré-estadia, bem como melhorar a experiência que as cadeias hoteleiras oferecem aos seus clientes. Foi fundada por Fermín Carmona e Rafael Bover, atuais CEO e COO da empresa – ambos eram executivos do Grupo Iberostar e desenvolveram esta ideia como um projeto interno para resolver um problema enfrentado pelo grupo hoteleiro e pela indústria em geral. O elevado nível de intermediação, impulsionado pela implementação da Internet e pelo crescimento dos websites de comparação online, reduz o volume de vendas diretas efetuadas pelos hotéis e reduz a informação disponível para o consumidor durante o processo de compra. A Hotelverse resolve este problema através da construção de um gémeo digital do hotel, que devolve o poder de compra às empresas hoteleiras e aos utilizadores. https://www.hotelverse.tech/