- Com a chegada do verão, o trabalho remoto é uma opção prioritária para muitas pessoas, pelo que a empresa relembra os riscos e ameaças que devem ser tidos em conta ao trabalhar fora do escritório.
- Preparação prévia. Deve preparar os seus dispositivos e materiais para estabelecer o seu local de trabalho no novo destino e, da mesma forma, não se pode esquecer da verificação de segurança. Confirme que os seus dispositivos têm o software de segurança adequado instalado e cumprem as políticas de conformidade e segurança da sua organização.
- Formação. A maioria dos ciberataques começa com uma vulnerabilidade no elo mais fraco da cadeia – os utilizadores finais. Os colaboradores podem ser a porta de entrada que os atacantes utilizam para aceder ao resto dos dispositivos da empresa, pelo que devem adquirir conhecimentos básicos de segurança para saber como identificar um ataque atempadamente.
- Verificação dupla. Se receber um e-mail inesperado e fora do normal de um colega de trabalho ou de uma empresa, não responda diretamente. Contacte o remetente através de algum outro meio, como um telefonema ou SMS, para garantir que a comunicação feita era fidedigna.
- Fazer as atualização assim que estão disponíveis. Este processo é mais fácil nos nossos telemóveis e computadores, que geralmente nos pedem que os atualizemos, mas não se esqueça do seu router de Wi-Fi e dos equipamentos domésticos inteligentes. É uma boa prática verificar se há atualizações disponíveis para todos eles pelo menos uma vez por trimestre.
- Não esquecer os ‘básicos’. Apesar de realizarmos todos os passos anteriores, não podemos esquecer as medidas de proteção mais básicas, que são a primeira barreira de entrada que os atacantes encontram: definir palavras-passe únicas para todas as suas contas e utilizar um gestor de palavras-passe para as manter longas e seguras; e utilizar a autenticação multi-fator ou em "duas etapas" sempre que possível, para ganhar uma proteção adicional.
Sobre a Sophos: A Sophos é líder e inovadora mundial em soluções de cibersegurança avançadas, incluindo serviços de Deteção e Resposta Geridas (MDR, na sua sigla em inglês), serviços de resposta a incidentes e um vasto portefólio de tecnologias de segurança de endpoints, rede, email e Cloud que ajudam as empresas a defender-se de ciberataques. Sendo um dos maiores fornecedores de cibersegurança totalmente dedicados, a Sophos protege mais de 500.000 organizações e 100 milhões de consumidores a nível global de adversários ativos, ransomware, phishing, malware e outros. Os serviços e produtos da Sophos estão ligados através da Sophos Central, a sua consola de gestão baseada na Cloud, e são impulsionados pela Sophos X-Ops, a unidade de inteligência de ameaças transversal da empresa. A inteligência da Sophos X-Ops enriquece todo o Ecossistema Adaptativo de Cibersegurança da empresa, que inclui um data lake centralizado que tira partido de um rico conjunto de APIs abertas e disponíveis para clientes, parceiros, programadores e outros fornecedores de cibersegurança e tecnologias de informação. A Sophos oferece segurança-como-serviço a organizações que necessitam soluções de segurança totalmente geridas e ‘chave na mão’. Os clientes podem gerir a sua cibersegurança diretamente com a plataforma de operações de segurança da Sophos, ou recorrer a uma abordagem híbrida que complementa as suas equipas internas com serviços Sophos, incluindo threat hunting e remediação. A atividade comercial da Sophos é realizada através de parceiros revendedores e fornecedores de serviços geridos (MSPs) em todo o mundo. A empresa tem sede em Oxford, no Reino Unido. Mais informação em www.sophos.com.