- O relatório anual “The State of Ransomware” da empresa também concluiu que pagar o resgate faz com que os custos de recuperação mais do que dupliquem.
- Por outro lado, a incidência de ataques de ransomware permanece estável: 66% das organizações inquiridas reporta ter sido atingida.
- Em 30% dos casos em que os dados foram encriptados, também foram roubados, sugerindo que este método de "golpe duplo" (encriptação e exfiltração de dados) está a tornar-se mais comum;
- O setor da educação reportou o maior nível de ataques de ransomware, com 79% das organizações de ensino superior e 80% das organizações de ensino básico inquiridas atingidas;
- No geral, 46% das organizações cujos dados foram encriptados pagou o resgate. No entanto, as organizações de maior dimensão foram muito mais propensas a pagar – mais de metade das empresas com receitas iguais ou superiores a 455 milhões de euros pagaram o resgate, sendo a taxa mais elevada reportada pelas empresas com receitas superiores a 4.5 mil milhões de euros. Isso poderá dever-se, em parte, ao facto de as empresas de maior dimensão também serem mais propensas a ter uma apólice de ciberseguros autónoma que cobre os pagamentos de resgates.
- Reforçar ainda mais as estratégias de defesa com:
- Ferramentas de segurança que protegem dos vetores de ataque mais comuns, incluindo proteção de endpoints com fortes capacidades anti-exploit para evitar a exploração de vulnerabilidades, e acesso de rede baseado em confiança zero (ZTNA, na sua sigla em inglês) para impedir o abuso de credenciais comprometidas;
- Tecnologias adaptativas que dão resposta automática aos ataques, detendo os adversários e ganhando mais tempo para os defensores agirem;
- Deteção, investigação e resposta a ameaças 24/7, seja levada a cabo internamente ou em parceria com um fornecedor de serviços especializado em Deteção e Resposta Geridas (MDR, na sua sigla em inglês).
- Otimizar a preparação para ataques, incluindo fazer backups regulares, praticar a recuperação de dados a partir destes e manter um plano de resposta a incidentes atualizado.
- Manter uma boa higiene de segurança, incluindo aplicar patches de forma atempada e rever regularmente as configurações das ferramentas de segurança.
- Conheça os comportamentos, técnicas e táticas dos atacantes no estudo “Everything Everywhere All At Once: The 2023 Active Adversary Report for Business Leaders”
- Saiba como os líderes de TI e cibersegurança entendem o estado da cibersegurança no relatório “The State of Cybersecurity 2023: The Business Impact of Adversaries on Defenders”
- Entenda os diferentes agentes de ameaças de ransomware, as suas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) e a mais recente investigação de ransomware da Sophos no Ransomware Threat Intelligence Center
- Descubra o cenário de ameaças e as tendências que vão afetar a cibersegurança no 2023 Threat Report
- Conheça a Sophos X-Ops e a sua inovadora investigação de ameaças subscrevendo os blogs Sophos X-Ops
Leia as últimas notícias sobre segurança na nossa página Naked Security News e saiba mais sobre a Sophos no nosso canal Sophos News.
Sobre a Sophos: A Sophos é líder e inovadora mundial em soluções de cibersegurança avançadas, incluindo serviços de Deteção e Resposta Geridas (MDR, na sua sigla em inglês), serviços de resposta a incidentes e um vasto portefólio de tecnologias de segurança de endpoints, rede, email e Cloud que ajudam as empresas a defender-se de ciberataques. Sendo um dos maiores fornecedores de cibersegurança totalmente dedicados, a Sophos protege mais de 500.000 organizações e 100 milhões de consumidores a nível global de adversários ativos, ransomware, phishing, malware e outros. Os serviços e produtos da Sophos estão ligados através da Sophos Central, a sua consola de gestão baseada na Cloud, e são impulsionados pela Sophos X-Ops, a unidade de inteligência de ameaças transversal da empresa. A inteligência da Sophos X-Ops enriquece todo o Ecossistema Adaptativo de Cibersegurança da empresa, que inclui um data lake centralizado que tira partido de um rico conjunto de APIs abertas e disponíveis para clientes, parceiros, programadores e outros fornecedores de cibersegurança e tecnologias de informação. A Sophos oferece segurança-como-serviço a organizações que necessitam soluções de segurança totalmente geridas e ‘chave na mão’. Os clientes podem gerir a sua cibersegurança diretamente com a plataforma de operações de segurança da Sophos, ou recorrer a uma abordagem híbrida que complementa as suas equipas internas com serviços Sophos, incluindo threat hunting e remediação. A atividade comercial da Sophos é realizada através de parceiros revendedores e fornecedores de serviços geridos (MSPs) em todo o mundo. A empresa tem sede em Oxford, no Reino Unido. Mais informação em www.sophos.com.