- A empresa aponta a guerra na Ucrânia, a economia do cibercrime, as fraudes com criptomoedas, o ransomware e outros tipos específicos de violações e malware como os principais vetores a ter em conta este ano.
- A Rússia vai continuar a lançar ciberataques à Ucrânia, especialmente em setores-chave como o de energia. Nos outros países, os cibercriminosos também poderão tentar ataques mais direcionados para apoiar (oficialmente ou não) os objetivos russos e aumentar o custo do apoio à Ucrânia para os países ocidentais.
- A recente legalização, na Bielorrússia, de meios de pirataria de nações "hostis" pode permitir que torrents piratas de origem bielorrussa sejam usados para espalhar malware. Contudo, ainda é cedo para tirar conclusões quanto a este ponto.
- Aproxima-se o marco de um ano de guerra, e é possível que os cibercriminosos russos utilizem essa data simbólica como um momento de aumento conjunto dos ataques.
Leia as últimas notícias sobre segurança na nossa página Naked Security News e saiba mais sobre a Sophos no nosso canal Sophos News.
Proteja todos os Mac e PC em sua casa com os softwares de segurança de próxima geração da Sophos Home.
Sobre a Sophos: A Sophos é líder e inovadora mundial em soluções de cibersegurança avançadas, incluindo serviços de Deteção e Resposta Geridas (MDR, na sua sigla em inglês), serviços de resposta a incidentes e um vasto portefólio de tecnologias de segurança de endpoints, rede, email e Cloud que ajudam as empresas a defender-se de ciberataques. Sendo um dos maiores fornecedores de cibersegurança totalmente dedicados, a Sophos protege mais de 500.000 organizações e 100 milhões de consumidores a nível global de adversários ativos, ransomware, phishing, malware e outros. Os serviços e produtos da Sophos estão ligados através da Sophos Central, a sua consola de gestão baseada na Cloud, e são impulsionados pela Sophos X-Ops, a unidade de inteligência de ameaças transversal da empresa. A inteligência da Sophos X-Ops enriquece todo o Ecossistema Adaptativo de Cibersegurança da empresa, que inclui um data lake centralizado que tira partido de um rico conjunto de APIs abertas e disponíveis para clientes, parceiros, programadores e outros fornecedores de cibersegurança e tecnologias de informação. A Sophos oferece segurança-como-serviço a organizações que necessitam soluções de segurança totalmente geridas e ‘chave na mão’. Os clientes podem gerir a sua cibersegurança diretamente com a plataforma de operações de segurança da Sophos, ou recorrer a uma abordagem híbrida que complementa as suas equipas internas com serviços Sophos, incluindo threat hunting e remediação. A atividade comercial da Sophos é realizada através de parceiros revendedores e fornecedores de serviços geridos (MSPs) em todo o mundo. A empresa tem sede em Oxford, no Reino Unido. Mais informação em www.sophos.com.