- A digitalização do setor de Recursos Humanos em Portugal já é uma tendência, situando-se acima dos 84%. Contudo, fica ainda abaixo da registada na maioria dos restantes países europeus.
- O nosso país apresenta relevantes disparidades salariais entre géneros: 63% dos cargos de RH são ocupados por mulheres, mas são os homens quem recebe melhor, em todos os cargos e faixas salariais.
- Devido à aceleração da digitalização, a maioria das empresas portuguesas já recorre a softwares especializados para a gestão das tarefas de RH.
Metodologia: Este estudo envolveu mais de 4.000 organizações, incluindo pequenas e médias empresas de diferentes setores e mais de 700 profissionais de RH (gestores e especialistas de RH, gestores operacionais e equipas de TI, todos profissionais responsáveis pela gestão do ciclo de vida dos colaboradores) de 11 países diferentes (Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, México e Reino Unido).
Sobre a Factorial: Criada em 2016 por Jordi Romero, Pau Ramón e Bernat Farrero, a Factorial é um software que automatiza a gestão de Recursos Humanos em pequenas, médias e grandes empresas. A ferramenta da Factorial permite gerir os processos de RH numa empresa, nomeadamente facilitando o controlo de assiduidade e o registo de horas, a gestão dos recibos de vencimento, a avaliação de desempenho e muitas outras. Estas tarefas estão, com a Factorial, centralizadas numa única plataforma na Cloud, permitindo que a gestão de RH seja mais eficiente. A start-up criou o seu nicho nos departamentos de RH e atualmente, apenas seis anos após a sua fundação, possui uma carteira de milhares de clientes e atua em mais de 60 países. Na Europa, a Factorial opera em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido. Após ter fechado uma ronda de investimentos de $100M, a terceira na sua história, está em processo de expansão para o continente americano, concentrando-se agora em mercados como o Brasil e os Estados Unidos da América, após já ter se consolidado no México. Atualmente, a força de trabalho da Factorial ultrapassa os 500 colaboradores, embora preveja duplicar este número nos próximos meses. A empresa procura perfis especializados em design, programação, atendimento ao cliente e marketing. https://factorialhr.pt/