- Maioria das mulheres quer que os homens estejam mais envolvidos na redução das desigualdades, que aumentaram devido à Covid-19
- Mais stress: 22% das mulheres salientou ter tido de assumir novas funções no trabalho, comparativamente a 15% dos homens. As mulheres também indicaram ter sentido um maior aumento das suas responsabilidades domésticas e parentais em comparação com os homens.
- Menos benefícios: Mais trabalhadores do sexo masculino (14%) do que do feminino (9%) afirmaram ter em vista oportunidades para aumentos salariais, e quase um quarto das mulheres concordou ter sido posta de parte para uma promoção por ter filhos, comparativamente a 14% dos homens.
- Insegurança laboral: 21% das mulheres inquiridas reportou ter sido dispensada durante a pandemia, comparativamente a 16% dos homens, exacerbando uma disparidade que já era significativa nas oportunidades económicas e de trabalho entre géneros.
- Falta de consciência: Os colaboradores do sexo masculino têm o dobro da probabilidade das suas colegas de afirmar que a desigualdade de género já não afeta as mulheres.
- Manifestar-se: Cerca de metade das mulheres afirma que quer que os homens se manifestem contra a desigualdade de género quando a testemunham, e que ouçam mais as colegas mulheres sobre este assunto, ao passo que apenas 28% dos homens reporta sentir o mesmo.
- A parentalidade importa: os pais de raparigas estão mais envolvidos nesta questão do que os pais de rapazes. 26% dos inquiridos tem maior probabilidade de discutir questões de desigualdade de género no trabalho, e 30% em casa.
Sobre a LEWIS: A LEWIS é uma agência de marketing global cuja missão é ajudar e inspirar as marcas a crescer. Oferece uma grande variedade de serviços de comunicação e marketing digital com um impacto mensurável no negócio dos seus clientes. A LEWIS conta com uma equipa de mais de 500 pessoas em 24 escritórios localizados na Europa, Ásia e América do Norte. www.teamlewis.com/pt/
Sobre o HeForShe: Criado pela UN Women, o organismo das Nações Unidas para a igualdade de género e a capacitação das mulheres, o movimento solidário para a igualdade de género HeForShe oferece uma abordagem sistemática e uma plataforma dedicada onde um público global pode envolver-se e tornar-se um agente ativo pela conquista da igualdade de género na nossa era. O HeForShe convida pessoas de todo o mundo a unir-se como iguais para criar uma visão partilhada de um mundo em que exista igualdade de género, implementando soluções específicas e locais para o bem de toda a Humanidade. Para mais informações, visite http://www.HeForShe.org/en.
Metodologia de Investigação: O relatório deste estudo realizado após o começo da pandemia de COVID-19 tem por base um inquérito conduzido pelas equipas de Research e Insights da LEWIS com vista a estudar o impacto que a pandemia teve nas mulheres trabalhadoras. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 23 de fevereiro de 2021, e contou com respostas de pessoas empregadas residentes nos Estados Unidos da América, Reino Unido, China, França, Alemanha, Espanha, Países Baixos, Índia, México, Argentina, Brasil, Colômbia e Áustria. Foram inquiridas 7002 pessoas, e a margem de erro geral é de 1.17% com um intervalo de confiança de 95%. As respostas foram recolhidas através da OpinionRoute.