- A agência LEWIS dá a conhecer os resultados da sua auditoria anual Global Marketing Engagement Index, que analisa as 300 maiores empresas do mundo segundo a Forbes
- O estudo revela as estratégias que permitiram às empresas enfrentar a pandemia de coronavírus ao longo de 2020
- A pontuação média do MET 2020 para as empresas Forbes 300 manteve-se consistente com a média de 2019 (56% vs. 54%), mas registaram-se alterações significativas dentro das diferentes áreas analisadas, especialmente nas métricas de marketing digital.
- Dois em cada três CEOs das 300 principais empresas da lista Forbes não têm uma presença social ativa. Incluindo os CEOs sem contas nas redes sociais, 78% dos 300 CEOs da lista Forbes estão ausentes dos diálogos nessas redes.
- As empresas que utilizam plataformas para que os seus CEOs possam comunicar declarações aos meios de comunicação obtiveram bons resultados. 83% dos 300s CEOs da revista Forbes prestou declarações aos meios nos últimos 90 dias.
- As métricas que medem a eficiência dos websites corporativos continuam a ser as que obtêm a classificação mais baixa, em concordância com os resultados do MET 2019. A baixa pontuação nesta categoria deve-se ao facto de não utilizarem as componentes personalizáveis do Google Analytics.
- A grande maioria das empresas de todas as indústrias obteve maus resultados na análise da sua estratégia de backlinks.
- As empresas de setores altamente regulamentados (como o aeroespacial e o sanitário) obtiveram uma pontuação cerca de 7 a 8% superior aos outros setores.
- As indústrias orientadas para o consumidor (e-commerce, serviços financeiros ou setor imobiliário) obtiveram uma pontuação mais alta em UX, e as empresas de serviços financeiros conseguiram uma pontuação 15% superior à média das empresas da lista Forbes 300.
- Muitas das empresas não utilizam conteúdo audiovisual nas suas páginas web. A média das empresas da lista Forbes 300 foi de apenas 26% no cálculo do número de widgets de vídeo implementados no seu website.
- Um ponto positivo em quase todos os setores foi o resultado da segurança online, com pontuações elevadas em todos os testes. A única exceção corresponde à indústria do entretenimento, que obteve uma pontuação 22% inferior à média das empresas da lista Forbes 300.
- No entanto, por muito que se tenham verificado resultados positivos na secção da segurança web no MET, 8% das empresas da lista Forbes 300 apresenta problemas críticos nas suas plataformas online que as deixam vulneráveis à pirataria. Uma em cada três empresas apresenta vulnerabilidades que, se não forem resolvidas, poderão ser exploradas num ciberataque.
Sobre a Metodologia: A metodologia Marketing Engagement Tracker da LEWIS mede objetivamente o desempenho de cada marca em diferentes categorias-chave, tais como: tracking, UX, segurança, mobile, marketing, funil de vendas, personalização, tempo de resposta ou redes sociais, entre outras, e pode ser utilizada para levar a cabo uma auditoria a qualquer indústria ou empresa, permitindo a qualquer organização estabelecer uma comparação com os seus concorrentes, ou inclusivamente com empresas com as quais aspira vir a concorrer. Acima de tudo, esta metodologia proporciona uma visão de 360º sobre as técnicas de marketing da própria empresa.
A LEWIS é uma agência de marketing global cuja missão é ajudar as marcas a crescer. Oferece uma grande variedade de serviços de comunicação e marketing digital com um impacto mensurável no negócio dos seus clientes. A LEWIS conta com uma equipa de mais de 500 colaboradores em 24 escritórios localizados na Europa, Ásia e América do Norte. www.teamlewis.com/pt/