- Proteger os websites. Se é uma empresa ou loja e implementou recentemente os canais online, é importante proteger o website a que os utilizadores estão a aceder, bem como verificar a segurança dos métodos de pagamento que estão a ser utilizados. Se possível, é sempre aconselhável que procure uma opinião externa profissional para avaliar a segurança do website.
- Cuidado com as compras na internet. Há muitas pequenas ações que os utilizadores podem realizar para se protegerem o máximo possível, desde ativar a autenticação de dois fatores (2FA) para os pagamentos ou eliminar o preenchimento automático dos dados bancários, passando também por verificar com o seu banco como podem bloquear os cartões em caso de emergência, e por não fornecer detalhes financeiros invulgares em qualquer website.
- Proteger os dispositivos que utiliza para aceder à Internet. Verifique as políticas de segurança dos seus dispositivos, especialmente se estiver em trabalho remoto, uma vez que o seu computador faz agora parte da rede da empresa. Se surgirem dúvidas, é recomendável pedir conselhos ao responsável de TI e segurança da empresa sobre como melhorar a sua proteção. É também importante verificar as ligações WiFi domésticas e torná-las mais seguras com pequenas medidas como alterar a palavra-passe padrão da rede, para tornar mais difícil a entrada de cibercriminosos.
- Vigiar os e-mails de remetentes desconhecidos ou não solicitados. Muitos ataques de malware através de e-mail imitam contas de organismos governamentais ou empresas muito conhecidas, como bancos, serviços de correio ou serviços de entrega de encomendas, para obter acesso às suas vítimas. Verifique o endereço eletrónico dos remetentes, não abra anexos ou clique em link que não tenha solicitado ou provenham de remetentes desconhecidos. Em caso de dúvida, verifique com a entidade ou empresa a autenticidade do e-mail através de uma via alternativa.
- Instalar uma solução de segurança inteligente que possa examinar, detetar e bloquear e-mails suspeitos e os seus anexos antes de aparecerem na sua caixa de entrada. A proteção de endpoints e dispositivos domésticos também facilitará uma utilização mais segura da internet. O Sophos Home oferece proteção completa com inteligência artificial para bloquear vírus avançados, malware, exploits e ataques de ransomware.
Sobre a Sophos: Líder mundial em cibersegurança de última geração, a Sophos protege mais de 400.000 organizações de todas as dimensões, em mais de 150 países, contra as mais avançadas ciberameaças. Apoiadas pela SophosLabs – uma equipa global de inteligência sobre ameaças e ciência dos dados – as soluções da Sophos, nativas da Cloud e potenciadas pela Inteligência Artificial, protegem endpoints (portáteis, servidores e dispositivos móveis) e redes contra a evolução das táticas e técnicas dos cibercriminosos, incluindo violações automatizadas por parte de adversários ativos, ransomware, malware, exploits, fuga de dados, phishing, entre outras. A Sophos Central, uma plataforma premiada baseada na cloud, integra o portefólio completo dos melhores produtos da Sophos, desde a solução para endpoint Intercept X, até ao XG Firewall, num único sistema denominado Segurança Sincronizada. Os produtos da Sophos estão disponíveis em exclusivo através da sua rede global de mais de 53.000 parceiros e fornecedores de serviços geridos (MSP). As tecnologias comerciais inovadoras da Sophos também estão à disposição dos consumidores finais através do Sophos Home. A empresa tem sede em Oxford, no Reino Unido. Pode encontrar mais informação em www.sophos.com.